Unidade de Reabilitação da Areosa
No mundo existem mais de 161 milhões de pessoas com problemas de visão:
- 124 milhões são amblíopes;
- 37 milhões são cegas.
É considerado amblíope, alguém que possui menos de 1/10 de visão, mas que ainda vê.
A 15 de Outubro de 2015 o Centro de Reabilitação da Areosa iniciou um projeto que já existe em alguns países para ajudar as pessoas com baixa visão, ao qual deu o nome de “BENGALA VERDE”.
Este projeto visa diferenciar as pessoas com baixa visão (Bengala Verde) das pessoas cegas (Bengala Branca).
Através da cor da bengala transmite-se aos outros que o verde é muita dificuldade mas ainda com alguma visão, que tem necessidade de ajuda pontual, mas que ainda podem fazer algumas coisas.
A bengala verde não é apenas usada como apêndice, mas sim como um sinal verde de verdade, de explicação para quem nos cruzamos no dia-a-dia.
Pretende-se assumir o problema da ambliopia, usando uma bengala de cor diferente pois as necessidades são também diferentes.
Custa sempre aceitar o uso de uma bengala, mas sempre foi explicado que os comportamentos que uma pessoa com baixa visão tem na rua, a tentar ver, leva a que os outros (normo-visuais) se questionem sobre a situação mental ou alcoólica de semelhantes posturas, levando a que muitas vezes as pessoas se afastem, neguem ajuda, ou o façam de forma relutante.
Pensem na reacção das pessoas, quando vêem um individuo a entrar no metro, ou autocarro de bengala branca: As pessoas levantam-se e oferecem de imediato o lugar, mas, depois de se sentar o amblíope, este puxa de um livro ou do seu smartphone e começa a ler durante a viagem.
Quando na fila do supermercado as pessoas dão prioridade à bengala branca, mas depois vêem a pessoa a marcar o código de multibanco com toda a facilidade e a conferir a conta de forma pormenorizada. Sim, os amblíopes são capazes de realizar este tipo de operações, mas a seguir podem ir contra um poste ou sinal, cair numas escadas ou chocar com uma pessoa.
As pessoas amblíopes conseguem ver algo mas não se conseguem deslocar em segurança, daí necessitarem de algo que os proteja e sinalize, uma bengala, mas que os distinga, a bengala verde.
O objetivo não é esconder ou camuflar o problema, mas sim explica-lo através de uma cor e não através de uma conversa explicativa.
O Centro de Reabilitação da Areosa no Porto disponibiliza-se de uma forma completamente gratuita, a vestir a bengala de todos que o desejem, apenas esperando o vosso empenho na divulgação deste projeto.
Visite o site do Centro de Reabilitação da Areosa - Reabilitação Funcional de Cegos Adultos.