Ir para a informação principal

Resultados da Pesquisa:




Centros de Reabilitação

O Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos é um serviço público e de âmbito nacional

A sua missão

Promover a reabilitação global e especifica das pessoas com cegueira recente ou baixa visão, dotando-as de novas competências que lhes permitam readquirir as autonomias perdidas e reassumir um papel ativo na família e na sociedade.

Áreas de Reabilitação

Braille

Na área de «Braille», a pessoa cega, Amblíopes, ou até normovisual, aprende a ler e escrever utilizando este novo código, que é o sistema de leitura mais apropriado para a pessoa com dificuldade visual, sem que tenha que usar qualquer tipo de instrumento auxiliar.

Atividade Motora

Engloba o estudo, a aplicação e o desenvolvimento de métodos, técnicas e estratégias de intervenção pela atividade motora, nomeadamente na implementação de exercícios e atividades corporais (em espaço de ginásio e meio aquático).

Objetivos

Tem como objetivo desenvolver a compreensão e apreciação do corpo e sua capacidade para o movimento, promover a adaptação psicomotora à situação de deficiência visual adquirida, aumento do bem-estar geral, auto-confiança e auto-imagem.

Orientação e Mobilidade.

A intervenção em orientação e mobilidade tem como finalidade a promoção do "conjunto de capacidades e técnicas específicas que permitem à pessoa deficiente conhecer, relacionar-se e deslocar-se com independência" (Meliden, 1981).

Este processo desenvolve-se por diversas fases: ensino dos conceitos básicos para a orientação e mobilidade, ensino das técnicas de guia e de exploração de interiores, ensino da utilização da bengala e treino de deslocações em diferentes contextos.

Terapia Ocupacional

  • Intervêm na aquisição e/ou reposição de competências da vida diária, competências produtivas e competências sociais;
  • Desenvolve e reintegra componentes sensório-motores, percetivos, neuromusculares, emocionais, cognitivos e psicossociais;

Atividades da Vida Diária

Aquisição da autonomia nas funções pessoais e sociais em atividades quotidianas, utilizando estratégias adequadas e ajudas técnicas.

Treino individualizado em atividades de:

  • Cuidados pessoais;
  • organização pessoal;
  • Alimentação, preparação e confeção de refeições;
  • Reconhecimento e tratamento de roupas;
  • Cuidados domésticos e gestão doméstica;
  • Competências sociais.

Tecnologia da Informação e Comunicação I e II

Constatando que as novas tecnologias constituem um grande apoio para as pessoas cegas no que diz respeito ao acesso à informação e à comunicação, o ensino das TIC tem sido uma grande aposta do CRNSA, estando dividido na área de TIC I e TICII.

Assim, com o TIC I pretende-se fundamentalmente dar ao utente competências básicas na utilização do computador com leitor de ecrã (para pessoas cegas) ou com software de ampliação de texto (para pessoas com baixa visão), autonomia de teclado, bons conhecimentos ao nível da edição e processamento de texto, domínio do ambiente Windows e da organização e gestão de ficheiros.

O TIC II visa permitir a autonomia da pessoa cega no que respeita à consulta e pesquisa de informação disponível na Internet, utilização do correio eletrónico e comunicação instantânea seja por voz ou por escrito utilizando programas como o Messenger ou o skype.

Localização e contactos

O CRNSA localiza-se em Lisboa, perto da estação de Santa Apolónia e junto ao Museu da Água.

É de fácil acesso por comboio (Linha do Norte e Linha da Azambuja) e pelos autocarros da Carris nº 6, 35 e 794.

Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos
Travessa do Recolhimento Lázaro Leitão, nº 19
1100-431 Lisboa
Telefone: 21 810 50 80
Fax: 21 810 50 89
Email: secretaria.crnsa@scml.pt

Consulte o site do Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos.



Áreas de informação