Ir para a informação principal

Resultados da Pesquisa:




Olhares com Inclusão

Este projeto tem como objetivo integrar as pessoas com deficiência visual (DV) na sociedade, de modo a assumirem um papel ativo que as realize enquanto pessoas e cidadãos.

"Olhares com Inclusão" centra-se na disponibilização de dois serviços

"Coaching de Vida" e "Consultoria e Formação" pretendemos assim promover a Inclusão e a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual.

Coaching de Vida

O Processo de Coaching de Vida é uma resposta que pretende ajudar a pessoa a reorientar-se, desenvolvendo nesse percurso a tomada de consciência dos seus recursos. Auxilia-a a desbloquear o seu potencial, a superar limitações, a ver novas perspetivas e a partir para a ação.

Este serviço é direcionado para pessoas cegas ou com baixa visão.

Consultoria e Formação

Pretende-se ainda, através de sessões de Consultoria e Formação, sensibilizar e disponibilizar informação às empresas, às instituições, às escolas, clínicas, hospitais etc, capacitando os seus colaboradores sobre o melhor modo de interagirem com a população com DV, com uma larga prevalência de pessoas idosas.

Pretendemos também com este serviço, partilhar reflexões e boas práticas, sob o ponto de vista prático, designadamente:

  • Contribuir para um alargado e aprofundado conhecimento sobre a problemática;
  • Provocar um amplo entendimento, fundamentar uma melhor inclusão social e qualidade de vida das pessoas com DV, com base no conhecimento;
  • Sensibilizar os profissionais, as empresas, as instituições, os média e a sociedade para a importância vital do processo inclusivo do desenvolvimento, de relacionamento e interação das pessoas com deficiência.

A razão do projeto tem como fundamento, o isolamento das pessoas com DV, uma realidade pouco conhecida e trabalhada que leva ao afastamento da sociedade, dos familiares e dos amigos, com todas as consequências negativas que daí advém.

O isolamento, a tristeza e a ausência de objetivos pessoais e sociais, são fatores que se observa concorrerem para estados depressivos que se podem minimizar substancialmente.



Áreas de informação